Mais lidas

Compartilhe!

Compartilhe!

Análise tática: Globo-RN x Campinense

Com um primeiro tempo fraco, Diá muda a disposição tática da equipe e consegue a vitória que encaminha classificação do Campinense

Postado em 14/03/2015 às 15:31

(Foto: Reprodução/Esporte Interativo)
Após mais um resultado ruim no Estadual, seguido de dispensas no elenco, Francisco Diá precisava vencer o Globo-RN na Copa do Nordeste. Sem Michel e Rodrigão, titulares da equipe até o último jogo, mas que encabeçaram a lista de dispensa, o comandante cartola viu nas improvisações de Neto e Sandrinho o caminho para uma possível vitória. 

O primeiro foi deslocado para a ala direita do esquema raposeiro. Já o segundo, foi recuado para volante da linha de quatro do 3-4-1-2 rubro negro, numa tentativa falha de melhorar a saída de bola. 

No frame, o flagra do posicionamento do 3-4-1-2 do Campinense. Neto e Jefferson Recife alinhados com Sandrinho e Negretti na linha de quatro do meio campo. Luiz Fernando na criação. 
O jogo no primeiro tempo foi truncado, as duas equipes disputavam muito a bola no meio campo e não apresentavam nenhuma jogada de efeito. O Campinense tentava construir suas melhores chances pelo lado esquerdo, em algumas dobradinhas entre Jefferson Recife e Luiz Fernando, que flutuava no entrelinhas adversário com o intuito de confundir a marcação. 

Sem boa articulação, o Campinense tropeçava na boa marcação exercida pelo Globo, que como citado na análise do confronto do primeiro turno, aqui na coluna, é uma equipe bastante variante. 

Sem a bola, um 4-2-2-2 formando um quadrado no meio campo em 30 metros da última linha defensiva. Dessa forma, negando espaços ao adversário.

Flagra do 4-2-2-2 do Globo. Detalhe para a marcação individual e por setor executada pelos jogadores de meio campo. 

Entretanto, o diferencial da equipe de Leandro Sena é a transição rápida entre a defesa e o ataque. Com a bola, o time do Rio Grande do Norte põe em prática uma saída lavolpiana, muito conhecida no futebol espanhol. A jogada consiste em recuar um volante por dentro dos zagueiros, e liberar a saída dos laterais para o ataque. No caso do Globo, quem recuava para essa função era o volante Alex.

Flagra da saída lavolpiana do Globo. Forma-se a linha de 3 zagueiros e uma de quatro no centro do campo. 
Com todas as variações táticas das equipes, o volume de jogo era baixo e o placar não foi alterado numa primeira etapa sem emoção.

Disposição táticas das duas equipes na primeira etapa. 
Com mais 45 minutos de jogo pela frente, Diá viu que sua equipe não trazia perigo ao adversário, e logo no intervalo efetuou duas mudanças: Edy entrou na vaga de Neto, e Alvinho no lugar de Sandrinho. O comandante raposeiro abriu um 4-3-3 em busca da vitória.

Flagra do 4-3-3 raposeiro nos minutos iniciais. Felipe Alves, mais centralizado, fazia função dupla entre o ataque e o meio campo para ajudar na distribuição do jogo entre os extremos. 

Todavia, a postura ofensiva do Campinense só se apresentou no papel. O time ainda levava alguns sustos na defesa, como um gol do Globo anulado pelo árbitro. A equipe de Ceará-mirim voltou com maior volume no meio campo, depois de abrir um 4-1-3-2 variante pro 3-3-1-3 em determinados momentos. 

O Campinense só foi conseguir seu gol após uma bola cortada pela defesa, que sobrou no meio campo e foi enfiada para Alvinho, na direita, levar até a área e chutar no ângulo direito do goleiro Rafael. 

Para o seguimento da partida, as duas equipes alteraram suas disposições táticas em busca do único resultado que interessava. A vitória. 
A vitória dá moral para a partida contra o Bahia, na próxima quarta-feira. Caso vença, a Raposa se classifica para a segunda fase da Copa do Nordeste entre os 3 melhores segundos colocados de todas as chaves.

O resultado favorável veio com muita luta dos jogadores, e principalmente da qualidade individual de Alvinho. Mas não tira o fato de que o time ainda é muito limitado e tem uma extrema carência no meio campo, ainda mais nos quesitos articulação, distribuição de jogo e recomposição defensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Campinense não tem qualquer vínculo com o site oficial do Campinense Clube.

Em postagens antigas, é possível haver erros de português e digitação. Pedimos desculpas, mas não tem como corrigir tantas postagens. Caso você perceba algum, por favor comente e corrigiremos o mais rápido possível.
Traduzido Por: Mais Template - Designed: Blogger Templates - Curioso Curiosidades