Mais lidas

Compartilhe!

Compartilhe!

Adriano Dantas

Análise tática: Prévia tática para Campinense x Globo

Postado em 11/02/2014 às 22:43


Salve nação raposeira.

Como forma de aprofundar mais o conhecimento da torcida com relação ao time, entro no blog com a missão de trazer textos totalmente voltados à análises táticas. Sou Adriano Motta, tenho 17 anos e sou estudante. Apesar da pouca idade, trago experiência de outros portais onde também redigi textos de cunho tático.

Estarei postando no blog sempre que surgir algo interessante a ser analisado sobre os comandados de Francisco Diá. Todavia, a ideia é postar sempre após os jogos do Campinense, seja qual for a competição. Para começar, trarei uma prévia tática do que se pode esperar da Raposa na segunda rodada da Copa do Nordeste.

Ainda sem Jefferson Recife e com Edy voltando aos poucos, Francisco Diá, dessa vez, perdeu o zagueiro Joécio, uma das peças fundamentais do bloco defensivo rubro-negro. No entanto, o técnico optou por fazer a manutenção da equipe que vem jogando os últimos jogos.

Com Paulinho e Luiz Fernando de titulares, o Campinense se espalha no campo em um 3-4-1-2. Paulinho junto à Jairo (Substituto de Joécio) e Rodrigão, na zaga; Negretti e Leandro Santos na articulação entre o bloco defensivo e ofensivo; Michel e Luiz Fernando abertos pelos flancos e Sandrinho flutuando pelo centro e pelas beiradas do campo.

A ideia é: Compactação rápida, saída em velocidade, valorização da superioridade numérica no campo adversário, e compensação defensiva de qualidade. Com o meio campo povoado, os atacantes Felipe Alves e Reginaldo Junior ficam soltos para puxar contra-ataques em velocidade. Entretanto, ambos voltam para marcar.

Flagra do 3-4-1-2 do Campinense contra o Miramar, no último final de semana. Detalhe para o balanceamento defensivo correto da equipe de Diá, que conta com marcação individual e com apenas um homem na sobra no meio campo. Na situação apresentada, esse homem da sobra seria Negretti. Vale ressaltar o posicionamento de Leandro Santos, na extremidade direita. O volante raposeiro aguarda uma possível passagem do lateral adversário, em uma situação adversa. 

Em meio à tanta movimentação no meio campo, o setor defensivo também pode ser alvo de variação de posicionamento. Como o Globo-RN é um time que possui uma compactação bastante qualificada, Paulinho pode se deslocar do posicionamento de zagueiro, abrindo como lateral e liberando Michel para a progressão junto à Sandrinho. 

Caso isso aconteça, a distribuição tática do Campinense iria se assemelhar a que jogou praticamente toda a pré temporada. Um 4-3-1-2, com uma linha de três no meio entre Negretti, Leandro e Michel. Este último, saindo mais para o jogo. 

Time que Diá treinou no coletivo preparatório para o jogo desta quinta. Felipe Alves é peça chave na movimentação do ataque, junto à Reginaldo, que também busca os lados do campo.

Com a chegada do atacante Alvinho, Diá ainda pode optar por uma escalação mais ofensiva. Como treinado na última terça-feira, o comandante raposeiro escalou o recém contratado ao lado de Reginaldo e William, no ataque.

Caso isso aconteça, o Campinense pode entrar em campo distribuído em um 3-3-1-3, com Leandro na proteção da zaga, Negretti e Luiz Fernando abertos pelos flancos, e Sandrinho pensando e distribuindo mais centralizado para os dois extremos da equipe. 

O 3-3-1-3 pode ser uma das opções táticas para Diá entrar em campo. Como Felipe Alves deve permanecer na titularidade, William deve ficar na reserva, diferentemente do que foi treinado na terça-feira no Renatão. 
A proposta é interessante, no entanto, o jogo à ser jogado deve ser de extrema concentração e cautela. O Globo é uma equipe bem treinada e que tem a saída em velocidade como ponto forte de seu time. Ou seja, um momento de desconcentração pode resultar em gol adversário e sacramentar mais um resultado ruim na competição regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog do Campinense não tem qualquer vínculo com o site oficial do Campinense Clube.

Em postagens antigas, é possível haver erros de português e digitação. Pedimos desculpas, mas não tem como corrigir tantas postagens. Caso você perceba algum, por favor comente e corrigiremos o mais rápido possível.
Traduzido Por: Mais Template - Designed: Blogger Templates - Curioso Curiosidades